Cafeína & Exercício Físico
- Dra. Camila Pucci

- 21 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2021
Saiba alguns dos benefícios da cafeína para praticantes de atividade física.

CAFEÍNA é um fotoquímico com ação estimulante capaz de aumentar o estado de alerta e a concentração. Mas os efeitos da substância também podem ajudar quem pratica exercícios físicos, sendo que diversos estudos demonstram que a cafeína tem efeitos benéficos na performance esportiva.
Uma revisão de estudos publicada em 2014 na revista Nutrition Reviews da Oxford University mostra que o consumo do café mesmo em pequenas doses resulta em efeitos benéficos na performance em toda a gama de atividades atléticas.
Outro estudo de Hodgson et al mostra que o consumo do café puro ou da cafeína 1h antes do exercício esteve associada com aumento de quase 5% na performance em comparação com a bebida descafeinada ou placebo.
Além de ser ótima para a performance a cafeína ajuda também na perda de peso. Isso porque, ela é um excelente termogênico como demonstrou um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. A cafeína atua de maneira positiva mantendo um alto gasto do metabolismo por até 3h após o término de um de exercício físico.
Ações da Cafeína na atividade física
Veja alguns benefícios da associação da cafeína à praticantes de atividade física:
Aumento da habilidade de manter a concentração e o estado de alerta.
Facilita o aprendizado motor fino (ex: aprimora a acurácia de passes e dribles em jogadores de futebol).
Aumento da velocidade e da quantidade de ataques nos treinamentos HIIT.
Aumento discreto da força no supino, porém sem alteração no agachamento.
Estimula a liberação da B-endorfina em atividades prolongadas, auxiliando na redução da percepção da dor e da fadiga.
No exercício, reduz a utilização do glicogênio muscular e aumenta a mobilização de ácidos graxos (gordura), facilitando o emagrecimento e possibilitando uma maior duração do treinamento.
Na associação com carboidrato, a cafeína pode acelerar a ressíntese de glicogênio muscular, encurtando a fase de recuperação pós-treino.
Não Esqueça!
A dose da suplementação é de acordo com o peso do paciente. Doses baixas são ineficazes e doses altas estão associadas a vários efeitos colaterais, como taquicardia, tonteira, sudorese e vômito. Por isso, busque sempre orientação médica.





Comentários