Jejum Intermitente
- Dra. Camila Pucci

- 26 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2021
Como o jejum intermitente pode auxiliar na perda de peso e numa vida mais saudável.

JEJUM INTERMITENTE é muito utilizado para emagrecimento, porém estudos comprovam que seu benefício vai muito além da perda de peso. Melhora da flora intestinal, melhor resposta à insulina, melhora dos níveis de pressão arterial, combate ao estresse oxidativo e promoção da autofagia (um processo de regeneração natural que ocorre em nível celular no corpo, reduzindo a probabilidade do surgimento de algumas doenças, além de aumentar a longevidade!) são alguns deles.
Os protocolos podem variar bastante de acordo com o objetivo do paciente, mas em geral, temos:
10 horas; 10 horas em comer e 14 horas se janela alimentar.
12 horas; 12 horas em jejum e 12 horas de janela alimentar.
16 horas; 16 horas em jejum e 8 horas de janela alimentar.
24 horas; 24 horas em jejum 1 ou 2 dias na semana. NÃO PODE ser os dois dias seguidos, por exemplo: jejum de 24h na terça e sábado.
Os pacientes com CONTRA-INDICAÇÕES para realizar o jejum são:
Crianças.
Gestantes.
Mulheres amamentando.
Portadores de algumas doenças crônicas.
Dicas:
🎯 Inicie o jejum aos poucos: comece com 10h e vá aumentando 1h por semana até chegar no objetivo final (16h por exemplo).
🎯 Mantenha uma boa hidratação durante o jejum! Água é essencial para manter o metabolismo alto e não gerar possíveis sintomas (como dor de cabeça por exemplo).
🎯 Pode tomar café e chá durante o jejum DESDE QUE não sejam adoçados. Açúcar refinado/ mascavo/mel/etc quebram o jejum. Se precisar muito, use adoçantes, de preferência stévia ou xilitol.
🎯 É sempre melhor começar o jejum no final da tarde / início da noite (retirando o jantar por exemplo) e quebrá-lo no café da manhã. Pois assim respeitamos mais nosso ciclo circadiano e em geral temos mais uma qualidade de sono.
🎯 O horário de sono sempre é incluído no período de jejum.
🎯 Mantenha uma dieta adequada. Não adianta nada ficar 16h em jejum e só comer besteiras na janela alimentar. Dieta adequada também vale para quem quer emagrecer, não adianta fazer jejum e na janela alimentar passar seu objetivo de calorias/dia.
Não esqueça!
Não inicie jejum sem acompanhamento. Procure um médico para te orientar sempre. Um abraço e bom jejum!





Comentários